Para o triênio de 2023 a 2025, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil anualmente. No entanto, hábitos mais saudáveis estão relacionados a redução do risco de câncer e podem combater o aumento dessa incidência.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) acaba de publicar o relatório “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”. Nele, foi apontado aumento de mais de 12% na estimativa de incidência anual de câncer.
A doença é caracterizada pela multiplicação celular desenfreada em um determinado tecido, influenciando, assim, a capacidade funcional do órgão. Em estágios mais avançados podem ocorrer metástases – quando as células cancerígenas atingem outros tecidos.
Embora o número de casos esteja em aumento, alguns tipos de câncer podem ser prevenidos, ou terem seus riscos reduzidos, se medidas relacionadas à qualidade de vida forem adotadas. Sendo assim, como hábitos mais saudáveis estão relacionados a redução do risco de câncer, esse mês, a Suridata traz os principais hábitos que nos ajudam a controlar o risco de desenvolvimento do câncer. Vamos juntos?
Os principais tipos de câncer
Quanto à incidência, o câncer de pele não melanoma continua o primeiro da lista, representando 31,3% dos casos de câncer no Brasil. Em seguida, vem o câncer de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago com 3,1%.
Em regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição entre os homens, já nas regiões com menor IDH, quem ocupa esse lugar é o câncer de estômago.
Nesse sentido, entre as mulheres, nas regiões com maior IDH, o câncer de cólon e reto ocupa a segunda posição, enquanto o câncer de colo de útero permanece na segunda posição quando o IDH é menor.
Em se tratando de câncer de cólon e reto, os pesquisadores do INCA o apontaram como o tipo de câncer com a maior projeção de aumento de mortalidade prematura. A diferença de óbitos prematuros projetados para esse câncer é de cerca de 27 mil, sendo 14 mil a mais entre os homens e 13 mil entre as mulheres.
O conhecimento dos tipos de câncer mais incidentes é importante tanto para se criar uma consciência de saúde individual, adotando, assim, medidas específicas para prevenção, quanto para adoção de políticas de saúde voltadas para essas patologias.
Então, afinal, é possível prevenir o câncer?
Primeiramente, é importante lembrar que o câncer é multicausal. Ou seja, existem fatores genéticos, ambientais e comportamentais que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
Quanto aos fatores genéticos, sabe-se que cerca de 10% com cânceres contêm fatores hereditários. Geralmente, há suspeita de câncer hereditário quando existe surgimento precoce da doença. Para esses, há protocolos específicos de rastreamento de populações de risco.
Assim, cerca de 90% dos cânceres são desenvolvidos a partir de fatores de riscos conhecidos, como idade, tabagismo, exposição solar excessiva e álcool, que está relacionado a pelo menos 12 tipos de câncer.
Dessa forma, é possível prevenir o câncer! Vamos às principais medidas?
Cinco principais ações para cuidar da saúde e prevenir vários tipos de câncer
Controle do peso corporal
O INCA recomenda que, ao longo da vida, a população mantenha o índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 a 24,9 kg / m2. O IMC é uma medida que relaciona o peso e a altura de uma pessoa. Se está elevado, indica excesso de peso ou obesidade.
A obesidade eleva níveis hormonais, estimulando o crescimento de células cancerígenas. Além disso, causa processos de inflamação crônica, o que também contribui para alteração nos mecanismos de controle celular. Por isso, ela tem sido associada a maior risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.
Evite o consumo de bebida alcoólica
Segundo o INCA, o consumo de bebida alcoólica aumenta o risco de dese
nvolver câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e mama. Isso porque o álcool altera os processos no núcleo da célula, ocasionando a danificação de genes.
Além disso, o instituto alerta que não há quantidade limite segura para ingestão. Por isso, recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas mesmo que socialmente. No entanto, é sabido que quanto maior a dose ingerida e o tempo de consumo, maior será o risco de desenvolvimento da doença.
Não consuma carne processada
Presunto, salsicha, linguiça, bacon, peito de peru defumado, salame e mortadela: esses alimentos estão associados ao aumento de chances de desenvolvimento dos diversos tipos de câncer.
Isso ocorre porque eles passam por processos de transformação, como salga, cura, fermentação e defumação, no intuito de realçar o sabor e favorecer a preservação. Porém, as substâncias presentes nesses métodos podem alterar mecanismos de controle de multiplicação celular, favorecendo o surgimento de câncer, principalmente de intestino.
Pratique atividade física
Além de prevenir doenças cardiovasculares, praticar atividades físicas equibra os níveis de hormônio, reduz o tempo do metabolismo, fortalece o sistema imunológico e ajuda na manutenção do peso corporal. Com isso, contribui para a prevenção de diversos cânceres, como intestino e mama.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4 a 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas todos os anos no mundo se as pessoas praticassem atividades físicas.
Realize exames e compareça às consultas periodicamente
Alguns tipos de cânceres podem ser prevenidos se houver realização de exames considerados de rastreio ou de rotina para determinadas populações. Por exemplo, a realização do exame Papanicolau pode identificar lesões causadas pelo HPV e que, se não tratadas, podem progredir para o câncer.
O exame de sangue oculto nas fezes é outro exemplo de rastreio. Ele ajuda a selecionar os pacientes que devem realizar a colonoscopia para identificar câncer de intestino. No caso do câncer de mama, a mamografia é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos a cada 2 anos e para o câncer de próstata, a partir dos 50 anos os homens devem se consultar com o urologista.
Sim! É possível prevenir o câncer!
Listamos acima as ações mais importantes para diversos tipos de câncer. Entretanto, outras medidas, como evitar o tabagismo e a exposição solar insegura, também devem ser adotadas. Lembre-se: hábitos mais saudáveis estão relacionados a redução do risco de câncer
Sabemos que mudar hábitos pode não ser fácil, mas a menor mudança já traz grandes benefícios para sua saúde. Comece compartilhando esse texto com familiares e amigos para que mais pessoas saibam que é possível prevenir o câncer!
__________________________________________________________
Textos de apoio
- Aumento da mortalidade prematura por câncer de intestino – INCA – acesso em 26/02/2023 https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2023/inca-preve-aumento-da-mortalidade-prematura-por-cancer-de-intestino-ate-2030
- Câncer, dá para prevenir? – INCA – acesso em 26/02/2023 https://www.inca.gov.br/campanhas/prevencao/2022/cancer-da-para-prevenir#tab-0-1
- Bebida alcoolica e câncer – INCA – acesso em 26/02/2023 https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/bebidas-alcoolicas#:~:text=Estudos%20mostram%20que%20consumir%20bebidas,para%20todas%20as%20bebidas%20alco%C3%B3licas.
- Carnes processadas e câncer – INCA – acesso em 26/02/2023 https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/alimentacao/carnes-processadas#:~:text=Carnes%20processadas%2C%20como%20presunto%2C%20salsicha,desses%20produtos%20deve%20ser%20evitad
- Atividade física e câncer – INCA – acesso em 26/02/2023 https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/atividade-fisica#:~:text=A%20atividade%20f%C3%ADsica%20promove%20o,corpo%20do%20%C3%BAtero)%20e%20mama.
__________________________________________________________
Quer saber um pouco mais sobre a Suridata e como podemos ajudá-los no gerenciamento de saúde de sua população? Acesse aqui e conheça nossas soluções: https://www.suridata.com.br/sobre/